Foi realizado nos dias 18 e 19 de agosto, o Seminário de Planejamento do Sindicato dos Trabalhadores da Construção Civil da Região Metropolitana de Fortaleza (STICCRMF). O encontro aconteceu no clube do Sindicato Intermunicipal dos Trabalhadores no Comércio Hoteleiro e Similares, Turismo e Hospitalidade no Estado do Ceará (Sintrahortuh), em Caucaia.

O seminário teve início na manhã do dia 18 com um debate sobre a atual conjuntura política do país e a situação da classe trabalhadora com as atuais mudanças no código trabalhista brasileiro. Para o debate, estiveram presentes o Presidente Nacional do Partido Socialista dos Trabalhadores Unificado (PSTU), Zé Maria, e o professor da rede estadual de ensino do Rio de Janeiro e membro do Partido Comunista Brasileiro (PCB), Caio Andrade.

Durante o período da tarde do primeiro dia de encontro, ainda foi realizado um debate sobre o papel dos sindicatos para fortalecer a classe trabalhadora e foram discutidos entre diretores e funcionários as ações de cada secretaria do sindicato nesse novo mandato.

Para finalizar o primeiro dia do seminário, ocorreu um debate sobre o papel da mulher no movimento sindical. Nessa mesa de discussão esteve presente a Coordenadora Geral do Sindicato dos Trabalhadores da Construção Civil de Belém (STICMB), que trouxe um pouco da experiência sobre a luta das mulheres de seu sindicato para o Ceará.

No segundo dia de plenária (19/08), diretores e funcionários realizaram a prestação de contas do sindicato.